Alta capacidade de troca térmica

Em geral, os trocadores de calor são usados ??para transferir calor de um meio para outro. Esses meios podem ser um gás, líquido ou uma combinação de ambos. A mídia pode ser separada por uma parede sólida para evitar a mistura ou pode estar em contato direto. Os trocadores de calor podem melhorar a eficiência energética de um sistema transferindo calor de sistemas onde não é necessário para outros sistemas onde pode ser usado de forma útil. 

Por exemplo, o calor residual na exaustão de uma turbina a gás geradora de eletricidade pode ser transferido por meio de um trocador de calor para ferver água para acionar uma turbina a vapor para gerar mais eletricidade (essa é a base da tecnologia de turbina a gás de ciclo combinado).

Outro uso comum de trocadores de calor é pré-aquecer um fluido frio que entra em um sistema de processo aquecido usando o calor do fluido quente que sai do sistema. Isso reduz a entrada de energia necessária para aquecer o fluido de entrada à temperatura de trabalho.

  •          Aplicações específicas para trocadores de calor incluem:
  •          Aquecimento de um fluido mais frio usando o calor de um fluido mais quente
  •          Resfriando um fluido quente transferindo seu calor para um fluido mais frio
  •          Ferver um líquido usando o calor de um fluido mais quente
  •          Ferver um líquido enquanto condensa um fluido gasoso mais quente, entre outros.

Para utilizar os trocadores de calor de forma eficiente em uma instalação de múltiplos processos, os fluxos de calor devem ser considerados no nível do sistema, Diante de todos esses fatores, a recomendação é que se pesquise por profissionais qualificados para tirar todas as suas dúvidas, de forma eficiente e completa.

Postagem criada em: 03/02/2022 - 09:43


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.