A importância de prestar atenção no tipo de solo

Quando falamos dos ensaios geotécnicos, muitos podem pensar que são ensaios desnecessários já que o solo não apresenta grandes preocupações. Contudo, esses ensaios são fundamentais para garantir que o solo reagirá de forma positiva a longo prazo com as construções.

Dessa maneira, esses ensaios para um controle tecnológico de solos são indispensáveis para a segurança de qualquer tipo de construção. Com a grande variedade de solos que possuímos, somente com esses ensaios poderemos ter certeza das propriedades do solo onde as construções acontecerão.

Ensaios como o de percolação de solo, por exemplo, visam compreender o nível de infiltração de determinado solo a fim de evitar transbordamentos e demais situações que podem trazer malefícios tanto para o meio ambiente quanto para as construções que serão feitas ali.

Além disso, há diversos outros ensaios de solo que visam entender profundamente todas as características do solo em questão e as suas propriedades com o objetivo de seguir os projetos com maior segurança a longo prazo, assegurando a qualidade esperada.

Um dos pontos mais interessantes desses ensaios que vale a pena destacar é que muitos podem ser realizados tanto no local, chamados de ensaios in situ, quanto em laboratórios, garantindo maior agilidade nos procedimentos para identificar e classificar o tipo de solo em questão.

Por fim, esses ensaios são sempre realizados por profissionais técnicos habilitados e muitos ainda acontecem sob supervisão de algum representante técnico, como um engenheiro ou um projetista, para assegurar que os procedimentos estão sendo feitos corretamente e os resultados apresentados são seguros.

Postagem criada em: 08/11/2021 - 08:57


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao TDB Classificados, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.