Tipo de bomba para uma aplicação específica:

bomba para líquido abrasivo requer atenção especial na escolha da bomba. Na verdade, você precisa identificar o sistema mais adequado para transportar o fluido da forma mais eficiente, reduzindo o desgaste, os custos de manutenção e os tempos de descanso necessários.

Normalmente, por líquido abrasivo, significamos um fluido que carrega material refratário dividido em partículas mais ou menos finas: pode ser calcário, argila, pigmentos de tinta, carvão, partículas metálicas ou muito mais. Este tipo de líquido exerce um estresse particular na bomba, devido à erosão que causa por atrito físico ou reação química.

Existem muitos setores industriais que necessitam de bombas para líquidos abrasivos: desde estações de tratamento de águas residuais até aquelas para tratamento de superfície galvânica, desde plantas metalúrgicas até indústrias químicas e alimentícias.

Todas essas áreas exigem bombas para líquidos abrasivos que atendam aos requisitos técnicos definidos pela legislação e diretrizes comunitárias para o setor em questão.

É determinado pelas características das partículas sólidas que estão no fluido bombeado, por sua concentração e viscosidade do líquido, bem como pelos materiais utilizados para a construção da bomba e pelas condições em que opera, em especial pela velocidade e pressão que exerce.

Além da dureza, a forma e o tamanho das partículas abrasivas também são fatores importantes: além de um certo diâmetro, o uso pode se tornar extremo mesmo que o material de raspagem esteja presente em baixa concentração no líquido transportado.

A viscosidade do líquido que carrega os sólidos também ajuda a determinar o grau de dano. Se for maior, é menos agressivo para os componentes móveis e estáticos da bomba, pois suaviza o impacto de cada partícula abrasiva. Areia em óleo, por exemplo, abradas menos que areia na água.

As condições em que esse tipo de bomba operam são tão importantes e afetam significativamente o uso e a vida útil da ferramenta. Uma velocidade mais alta ou pressão diferencial torna o impacto entre as partículas de raspagem e os componentes da bomba muito mais energéticos e desgastantes. Consulte um profissional para saber mais detalhes técnicos.

Postagem criada em: 22/06/2022 - 08:36


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.