Facilidade de transferência aos sistemas da planta
A bomba para líquido viscoso maximiza a eficiência de um sistema de bomba peristáltico. Para simplificar o entendimento, confira as etapas abaixo:
1. Reduza a velocidade da bomba, o fluido só se moverá para a cabeça da bomba até uma taxa específica. Uma vez alcançada essa taxa, o aumento da velocidade do motor não aumentará a taxa de fluxo. A velocidade máxima que o sistema irá bombear diminui eficientemente à medida que a viscosidade aumenta e à medida que o tamanho do tubo diminui.
2. Escolha uma tubulação de tamanho maior do que a necessária para bombear água. Optou por taxas de fluxo aproximadas de vários fluidos de viscosidade a 100 rpm para diferentes tamanhos de tubos de bomba. Encontre a viscosidade do fluido que você estará bombeando, atravesse o gráfico horizontalmente até a taxa de fluxo que você precisa e selecione a próxima tubulação de tamanho maior. O uso de um tamanho maior de tubulação permite que você execute a bomba eficientemente em velocidades de acionamento mais altas.
3. Escolha um tubo firme com uma parede grossa como Norprene, Viton ou Tygon. O desempenho será melhor porque o tubo volta à sua forma original mais rápido depois de ser ocluído na cabeça da bomba. Isso permite que o líquido seja puxado para dentro da tubulação com maior força.
4. Selecione uma tubulação com um furo liso. Isso diminuirá as forças de atrito. Tygon ou silicone são boas escolhas.
5. Pressurize ligeiramente a entrada na bomba. Isso manterá a tubulação de entrada cheia e permitirá um bombeamento mais eficiente.
6. Diminua a viscosidade do seu fluido. Aqueça o fluido se possível, a viscosidade geralmente diminui com a temperatura.
De modo geral e conclusivo, selecionar o tamanho e o tipo adequado de tubos para bombear fluidos viscosos é uma ciência inexata. Use as dicas acima como guia geral, e lembre-se que a experimentação é a melhor maneira de selecionar a tubulação correta para sua aplicação. Consulte um profissional.
Postagem criada em: 22/06/2022 - 12:40
Veja Também em Nosso Blog
- Peças que exigem boa resistência mecânica e dureza
- Fabricação de peças que exigem resistência
- Processo industrial voltado à fabricação de peças
- Conheça a liga de carbono médio
- Tenacidade e facilidade de usinagem
- Saiba produzir peças por meio da fusão de metais
- Fabricação de peças com formatos complexos
- Produção de peças metálicas complexas
- Tipos de processos de fundição
- Capacidade de atender projetos sob medida
- Adoção de tecnologias modernas na indústria
- Componentes ideais para equipamentos industriais
- Peças resistente a temperaturas ou a desgaste
- Componentes em diversos segmentos da indústria
- Equipamentos e estruturas com alta resistência
- Metal líquido é vertido em moldes! Entenda:
- Resistência, precisão e longevidade aos sistemas
- Fabricação de peças complexas com repetibilidade
- Papel essencial no setor da construção civil
- Controle de inspeções dimensionais rigorosas
Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.