Facilidade de transferência aos sistemas da planta

bomba para líquido viscoso maximiza a eficiência de um sistema de bomba peristáltico. Para simplificar o entendimento, confira as etapas abaixo:

1. Reduza a velocidade da bomba, o fluido só se moverá para a cabeça da bomba até uma taxa específica. Uma vez alcançada essa taxa, o aumento da velocidade do motor não aumentará a taxa de fluxo. A velocidade máxima que o sistema irá bombear diminui eficientemente à medida que a viscosidade aumenta e à medida que o tamanho do tubo diminui.

2. Escolha uma tubulação de tamanho maior do que a necessária para bombear água. Optou por taxas de fluxo aproximadas de vários fluidos de viscosidade a 100 rpm para diferentes tamanhos de tubos de bomba. Encontre a viscosidade do fluido que você estará bombeando, atravesse o gráfico horizontalmente até a taxa de fluxo que você precisa e selecione a próxima tubulação de tamanho maior. O uso de um tamanho maior de tubulação permite que você execute a bomba eficientemente em velocidades de acionamento mais altas.

3. Escolha um tubo firme com uma parede grossa como Norprene, Viton ou Tygon. O desempenho será melhor porque o tubo volta à sua forma original mais rápido depois de ser ocluído na cabeça da bomba. Isso permite que o líquido seja puxado para dentro da tubulação com maior força. 

4. Selecione uma tubulação com um furo liso. Isso diminuirá as forças de atrito. Tygon ou silicone são boas escolhas.

5. Pressurize ligeiramente a entrada na bomba. Isso manterá a tubulação de entrada cheia e permitirá um bombeamento mais eficiente.

6. Diminua a viscosidade do seu fluido. Aqueça o fluido se possível, a viscosidade geralmente diminui com a temperatura.

De modo geral e conclusivo, selecionar o tamanho e o tipo adequado de tubos para bombear fluidos viscosos é uma ciência inexata. Use as dicas acima como guia geral, e lembre-se que a experimentação é a melhor maneira de selecionar a tubulação correta para sua aplicação. Consulte um profissional.

Postagem criada em: 22/06/2022 - 08:40


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.