Especificações das normas Nº 335/2011 e 107/2012:

Os filtros de linha são os dispositivos de proteção mais simples, geralmente baseados em um fusível e um ou mais MOVs (“Metal-Oxide Varistors” ou varistores de óxido de zinco), que oferecem alguma proteção, a um custo baixo. Os filtros de linha são chamados em inglês de “surge protector” ou “surge supressor”, onde o termo “surge” se refere a picos de tensão e descargas.

Entretanto, a falta de normas claras sobre o que um filtro deve ou não fazer causa uma grande variação na qualidade dos dispositivos à venda no Brasil, com a maioria dos fabricantes se especializando em produzir filtros baratos, que oferecem pouca proteção.

Primeiro, vamos logo acabar com esta noção de que filtros de linha e extensões são a mesma coisa. Tradicionalmente, extensão é apenas uma peça barata que funciona como uma expansão da tomada da parede: onde antes havia a possibilidade de conectar uma tomada, agora existe a possibilidade de conectar três, quatro, seis, oito(!) aparelhos diferentes. Alguns (raros) tem algum tipo de interruptor de circuito, mas a maioria não tem nenhuma proteção real de problemas elétricos e você poderia estar muito bem enfiando dois fios na parede.

Um fabricante de filtro de linha ferro oferece uma garantia em caso de dano elétrico ao seu equipamento conectado (até um determinado valor). Isso significa que se o filtro não aguentar um pico de tensão e seu equipamento for danificado, o fabricante irá indenizá-lo.

Nem todo filtro de linha oferece essa garantia. E tê-la em mãos não significa que será fácil receber a indenização, caso seja necessário. Mas, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter. Consulte um profissional para saber mais detalhes.

Postagem criada em: 10/11/2022 - 08:36


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.