Isolamento térmico e acústico com isopor

Lajes treliçadas são vigotas treliçadas pré-moldadas em concreto, tendo a base 3 cm de altura e 12,5 cm de largura, combinadas com elementos intermediários de cerâmica ou isopor (EPS). Menos comuns, as lajes mistas empregam uma base em cerâmica e uma placa complementar em EPS. 

A laje treliça de isopor, também chamada de laje de EPS é uma laje que tem sua estrutura de concreto, sendo que seu preenchimento é feito com placas poliestireno expandido (isopor).

Nesse sentido, o isopor tem a função de apenas preencher a estrutura de concreto, fazendo com que esse tipo de estrutura tenha vantagens como mais leveza e isolamento térmico.

Em geral, é composta por vigotas de concreto e ferragem que formam um suporte para o encaixe do isopor. Após a criação da estrutura, as placas de isopor são encaixadas, formando a base da laje.

Em seguida, as escoras que darão sustentação à concretagem superior são posicionadas nos locais determinados e é usado concreto para preencher o espaço entre o telhado e a laje.

A armação treliçada e os elementos médios podem ter diversas alturas, que somados à capa de concretagem resultam em diferentes alturas finais. Os materiais inertes geralmente tem 30 cm de largura, no caso da cerâmica e 37 cm no caso do EPS. Além disso, as lajes poderem ser armadas em uma (unidirecional) ou mais direções (bidirecional). Desta forma, todas essas características combinadas formam variações deste produto, que atenderão necessidades específicas dos projetos. Basicamente a definição de qual laje usar, vai depender de duas informações essenciais: a sobrecarga por m² que será submetida a laje e o comprimento do vão sobre a qual será inserida. Consulte um profissional para saber mais.

Postagem criada em: 16/01/2023 - 08:29


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.