Proteção individual. Conheça:

Os equipamentos de proteção individual, comumente chamados de "EPI", são equipamentos usados para minimizar a exposição a riscos que causam lesões e doenças graves no local de trabalho. Essas lesões e doenças podem resultar do contato com riscos químicos, radiológicos, físicos, elétricos, mecânicos ou outros no local de trabalho. Os equipamentos de proteção individual podem incluir itens como luvas, óculos de segurança e sapatos, tampões de ouvido ou abafadores, chapéus duros, respiradores ou macacões, coletes e ternos de corpo completo.

O que pode ser feito para garantir o uso adequado de equipamentos de proteção individual?

Todos os equipamentos de proteção individual devem ser projetados e construídos com segurança, e devem ser mantidos de forma limpa e confiável. Deve caber confortavelmente, incentivando o uso do trabalhador. Se o equipamento de proteção individual não se encaixar corretamente, pode fazer a diferença entre estar coberto com segurança ou perigosamente exposto. Quando a engenharia, a prática de trabalho e os controles administrativos não são viáveis ou não fornecem proteção suficiente, os empregadores devem fornecer equipamentos de proteção individual aos seus trabalhadores e garantir seu uso adequado. Os empregadores também são obrigados a treinar cada trabalhador necessário para usar equipamentos de proteção individual para saber:

  • Quando é necessário
  • Que tipo é necessário
  • Como colocá-lo corretamente, ajustar, usar e tirá-lo
  • As limitações do equipamento
  • Cuidados adequados, manutenção, vida útil e descarte do equipamento

Se o EPI for utilizado, um programa de EPI deve ser implementado. Este programa deve abordar os perigos presentes; a seleção, manutenção e uso de EPI; o treinamento dos funcionários; e monitoramento do programa para garantir sua eficácia contínua.

Postagem criada em: 30/08/2022 - 06:46


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.