EPI essencial para trabalho em altura:

cinto tipo paraquedista é um tipo de cinto de segurança, EPI muito utilizado para o trabalho em altura. Ele serve principalmente para fazer uma conexão entre o trabalhador e os sistemas de proteção contra quedas, utilizados também em espaços confinados. 

Como essa atividade é desenvolvida em muitos setores profissionais, então este EPI acaba sendo utilizado em diversas ocasiões e nos mais diversos ramos de atividade. Seja construções civis, manutenção de fachadas, limpeza de telhados, pintura, serviços telefônicos, eletricidade, resgates, entre outros.

O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é a principal e mais utilizada forma de neutralizar ou reduzir os riscos de acidentes e garantir a segurança do trabalhador. Eles devem ser fornecidos pela empresa e usados corretamente pelo colaborador, sobretudo nas situações em que há risco de queda. Entre eles, há o cinto de segurança paraquedista.

O cinto de segurança tipo paraquedista conecta o trabalhador a outros elementos, como trava quedas ou talabarte, assegurando que aquele que usa o equipamento se manterá conectado a um ponto de ancoragem seguro, necessários à execução da atividade laboral.

Devido à diversidade de atividades, existem modelos em diferentes configurações e materiais. Entretanto, todos eles objetivam a proteção contra quedas, distribuindo a força de impacto proveniente da eventual ocorrência de forma uniforme por todo o corpo do trabalhador.

Esta proteção irá permitir a distribuição da força de impacto gerada pela queda em uma grande área do corpo, abaixo da pelves. Nos cintos que não possuem tal proteção, terá sua força de impacto dissipada de forma concentrada em dois pontos na região da virilha do trabalhador, lesionado-o.

Postagem criada em: 29/08/2022 - 08:06


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.