Os pneus do nosso carro são, indiscutivelmente, a parte mais importante do veículo. Afinal, são os pneus que transferem a energia do motor para o pavimento de forma que o carro possa andar.

Os pneus são capazes de fazer isso por causa da tração. A tração é a resistência entre o pneu e o solo em reação ao torque exercido pelo eixo da roda sob a força do motor.

Simplificando, o pneu tração do seu carro transfere energia para o pavimento. Nem todas as necessidades de tração são criadas iguais. A tração exigida pelo sedã familiar, por exemplo, difere marcadamente da tração buscada por um carro de corrida de Fórmula 1 ou um Top Fuel Dragster.

O sedã familiar e outros veículos produzidos em massa têm que funcionar com segurança em uma variedade de condições climáticas. Como resultado, os pneus desses veículos têm ranhuras, também conhecidas como banda de rodagem - as linhas ranhuradas que circundam a circunferência externa do pneu.

Água, óleo, areia e cascalho são todos inimigos da boa tração, pois permitem que as rodas girem sem tocar o solo e produzindo o atrito necessário para mover o carro para frente. Um bom padrão de piso, adequado para o propósito, atua canalizando a água para os lados, para longe do centro do pneu. Na lama ou na neve, os pneus de piso profundo agem quase como uma marcha, travando no material solto em vez de deslizar sobre ele como um pneu comum faria. Lembrando que, a sua vantagem é que eles fornecem uma tração tremenda. 

Postagem criada em: 28/10/2021 - 10:31


Sobre a categoria dessa página Distribuidor: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por distribuidores. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.