Tudo sobre dispositivos de fechamento automático

É de conhecimento geral que as portas de emergência, seja em rotas de fuga, saídas de emergência, ou em outras condições de uso, devem possuir um dispositivo que realize o seu fechamento de maneira totalmente automática, ou seja, fechar completamente sem nenhuma intervenção humana.

Contudo, muitos podem se perguntar a razão disso, tendo em vista que não imaginamos quando poderemos precisar destas portas. Há, inclusive, condôminos que preferem mantê-las trancadas ou as mantém abertas calçando algum objeto, ações extremamente perigosas.

As portas precisam possuir um dispositivo que realize seu fechamento automático para que, em uma situação de pânico, as portas se mantenham bem fechadas e, mesmo com o seu uso para a evacuação, ainda cumpram a sua função de vedação do ambiente, impedindo ou retardando ao máximo a propagação das chamas, da fumaça e dos gases pelo local.

Não há requisitos sobre qual dispositivo utilizar, ou seja, pode ser utilizado molas aéreas (também conhecidas como molas hidráulicas), sistemas com eletroímã e, muitos outros. Mas, a mais utilizada é a dobradiça com mola para porta corta fogo, uma dobradiça helicoidal muito eficiente e altamente resistente.

Vale salientar que a única especificação para estes dispositivos, é que sejam do mesmo material que a porta em questão para garantir que todo o sistema de segurança contra incêndio possua a mesma resistência mecânica e proporcione uma grande vedação contra o fogo.

Por fim, as molas presentes nessas dobradiças precisam de atenção, afinal, são as responsáveis pela abertura, fechamento e a permanência das portas fechadas, então, é recomendado que as dobradiças recebam manutenções preventivas regularmente.

Postagem criada em: 27/08/2021 - 16:47


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.