Evite custos maiores em manutenções de portas

As portas emergenciais são de grande importância em diversos locais, isto porque são itens indispensáveis para a segurança contra incêndio e evitam com muita eficiência que o fogo e a fumaça tóxica se propague pelo ambiente.

Contudo, muitas portas são usadas de maneira inadequada, como em condomínios quando moradores insistem em mantê-las trancadas, o que prejudica a evacuação das pessoas em uma emergência, ou quando as calçam para mantê-las abertas, o que prejudica seu sistema automático.

Além disso, mantê-las abertas permite que o fogo e a fumaça se espalhem por outros andares, como aconteceu em um incêndio em um condomínio na zona sul de São Paulo, onde duas pessoas morreram por inalarem a fumaça tóxica vinda de uma porta corta fogo que tinha sido deixada aberta.

Por trazerem danos significativos às portas, essas práticas fazem ser necessário uma manutenção corretiva de porta corta fogo com muito mais frequência para corrigir todos os estragos causados pelo mau uso, o que torna seu custo ainda maior.

E vale destacar que a falta de manutenções preventivas são outro fator que torna as manutenções corretivas ainda mais caras: os danos que, inicialmente, poderiam ser fáceis de resolver, podem se tornar grandes falhas no sistema de fechamento automático ou na própria resistência da porta contra o fogo.

Portanto, cuidar das portas emergenciais é fundamental para garantir a segurança de todos em uma situação de pânico. Evitar o uso inadequado e promover as vistorias preventivas são práticas que devem sempre estar em dia para que as portas atuem como o esperado e cumpram sua função de vedação em um incêndio.

Postagem criada em: 01/09/2021 - 09:10


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.