Tudo sobre como garantir uma evacuação rápida:

Após dois grandes e muito graves acidentes em teatros no século XIX, engenheiros desenvolveram o que seria a primeira barra antipânico simples visando garantir uma evacuação rápida e facilitada de todos os presentes em uma emergência de incêndio.

O design pensado para estas barras é para garantir que as portas onde serão instaladas irão trabalhar a favor da segurança de todos os presentes, não impedindo ou trazendo complicações para a saída de todos os que estão no local.

E, por este motivo, o seu acionamento é muito simples: basta apenas realizar uma pressão sobre a barra para que a porta seja destrancada e a passagem liberada. Em um incêndio, por exemplo, basta apenas alguém jogar o seu peso sobre a barra que a passagem é liberada com facilidade.

Essas barras são obrigatórias em diversos ambientes, como em rotas de fugas, saídas de emergência, ambientes com capacidade de aglomeração acima de cem pessoas e em portas de comunicação com acesso às escadas, visando a máxima segurança de todos os presentes.

Contudo, nada impede a aplicação dessas barras em outros ambientes, afinal, o seu principal objetivo é garantir uma fácil evacuação de todos os presentes, por isso, o seu uso é indicado para todo e qualquer ambiente que possua um fluxo considerável de pessoas.

Por fim, essas barras podem vir acompanhadas de fechaduras internas ou externas com ou sem chave. Vale ressaltar que a lógica para as fechaduras com chave é a seguinte: para o acionamento da passagem pelo lado externo do ambiente, é necessário o uso da chave, contudo, a liberação pelo lado interno é livre.

Postagem criada em: 20/08/2021 - 16:27


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.