Cuidado com as folgas da sua porta de emergência

O cuidado com as portas corta fogo é uma ação para todos os momentos, desde a escolha do fornecedor, passando pela instalação e até todas as futuras e regulares manutenções.

Com a principal função de impedir ou retardar ao máximo a ação das chamas, da fumaça e do calor pelo ambiente em uma emergência de incêndio, nenhuma destas fases pode ser desconsiderada.

Durante a instalação de porta corta fogo, por exemplo, todas as folgas e dimensões devem ser vistas com antecedência para que durante a perfuração, não haja danos na estrutura da porta e torne todo o trabalho em um trabalho perdido.

De modo geral, algumas das folgas admissíveis são de, no máximo, 8 mm entre a folha e o batente e 10mm entre a soleira e a folha para que ela possa garantir uma boa vedação da porta em uma emergência de incêndio para a máxima segurança de todos os presentes.

Vale destacar que a estrutura da porta não deve, sob nenhuma hipótese, possuir furos ou outras deformidades, pois isto implicará diretamente na sua capacidade de resistência ao fogo e à fumaça, não possibilitando uma evacuação tranquila no tempo indicado pela sua classificação.

A instalação também deve contar com alguns acabamentos, principalmente de acordo com o material da parede onde a porta for aplicada, e com a lubrificação e ajuste das molas da porta.

Por fim, contar com uma empresa especializada pode evitar inúmeras dores de cabeça e garantir que a instalação esteja de acordo para que você consiga o AVCB, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sem complicações.

Postagem criada em: 27/08/2021 - 08:21


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.