Feche automaticamente suas portas de emergência!

Segundo a norma regulamentadora das portas corta fogo, todas as portas para saídas de emergência, rotas de fuga, ambientes com acesso às escadas e ambientes com capacidade de aglomeração acima de cem pessoas devem contar com um dispositivo que realize o seu fechamento de maneira automática.

Esse dispositivo pode ser um selecionador de folhas, em caso de portas corta fogo dupla, pode ser uma mola aérea, também conhecida como mola hidráulica, ou, também, uma dobradiça.

A opção que mais apresenta uma ótima relação de custo X benefício é a dobradiça regulada por mola, sendo um dispositivo pequeno mas muito eficiente quando o assunto é o fechamento automático das portas corta fogo.

Essas dobradiças possuem furo universal, por isso, quando há a necessidade de troca, não há maiores dores de cabeça, garantindo uma manutenção rápida, pontual e muito eficiente para manter o fechamento automatizado das suas portas de emergência.

Vale ressaltar que a regulagem das molas deve ser realizada somente por profissionais especializados para que o fechamento seja suave e não tenha impactos com barulhos desconfortáveis. Afinal, impactos fortes implicam diretamente na vida útil de todos os componentes das portas.

Devem ser instaladas três dobradiças por porta para que o fechamento se mantenha estável e ordenado, evitando sobrecarregar outras dobradiças e fazer ser necessário muitas manutenções corretivas.

Por fim, as molas presentes nessas dobradiças precisam de atenção, afinal, são as responsáveis pela abertura, fechamento e a permanência das portas fechadas, então, é recomendado que as dobradiças recebam manutenções preventivas a cada três meses ou menos.

Postagem criada em: 24/08/2021 - 11:12


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.