Como manter as portas de rota de fuga bem fechadas

Sabemos que as portas de rotas de fuga e saídas de emergência devem sempre permanecer bem fechadas para que garantam a completa vedação do ambiente em uma situação de pânico, além disso, é obrigatório que possuam algum dispositivo que realize o seu fechamento automático.

Entre esses dispositivos, estão as molas aéreas, os selecionadores de folhas e as dobradiças, contudo, quando estes dispositivos contam com acessórios complementares como as fechaduras sem chave de portas corta fogo, formam um conjunto excelente para garantir a máxima vedação contra a ação das chamas e dos gases tóxicos.

Com essas fechaduras, é garantido que as portas permaneçam bem fechadas, evitando com máxima eficiência que fique alguma brecha entre a folha e o batente que permita a passagem da fumaça tóxica para as rotas de fuga e prejudique a integridade dos presentes que buscam evacuar com máxima rapidez do edifício.

Vale destacar que, em um incêndio na zona sul de São Paulo, duas pessoas vieram a óbito por inalarem fumaça tóxica vinda de uma porta de emergência que tinha sido deixada aberta, então, contar com acessórios que garantam a vedação esperada das portas é essencial.

Segundo as normas regulamentadoras, a fechadura deve ser do mesmo material da porta corta fogo em questão para garantir que todo o sistema contra propagação das chamas possua a mesma resistência mecânica contra o fogo e proporcione a segurança esperada de acordo com a sua classificação.

Por fim, assim como as portas e dobradiças, a fechadura também deve passar por manutenções regulares para evitar que a saída em uma emergência fique obstruída por mau funcionamento das fechaduras.

Postagem criada em: 31/08/2021 - 16:43


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.