Você conhece a NBR 11742? E o seu fornecedor?

As portas corta fogo são amplamente utilizadas, afinal, são obrigatórias em diversos ambientes, como em rotas de fuga, saídas de emergência, ambientes com acesso às escadas e ambientes com capacidade de aglomeração acima de cem pessoas, mas, também, recomendadas em residências, empresas e muito mais.

Contudo, além de importantíssimas para conseguir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sua principal função é garantir a máxima segurança de todos os presentes em uma situação urgente de incêndio e pânico e, por isso, devem ser de ótima procedência.

Mas, afinal, o que é a NBR 11742? É a norma regulamentadora de segurança que dispõe os requisitos a respeito da classificação, fabricação, identificação, conteúdo do manual técnico, armazenamento, instalação, funcionamento, manutenção e ensaios das portas para as saídas de emergência.

E, por este motivo, deve ser plenamente conhecida pelos fornecedores dessas portas. Além disso, contar com uma fábrica de portas corta fogo idônea e responsável pode garantir a você a certeza sobre a excelente procedência das portas para a máxima segurança de todos em uma emergência.

São essas portas as principais responsáveis por impedir ou retardar ao máximo a propagação das chamas, da fumaça e do calor pelo local em um incêndio graças a sua grande vedação e, também, resistência mecânica, que não possibilita que haja mudanças na dimensão das portas com a exposição ao tempo mínimo classificado.

Por fim, nunca sabemos quando iremos depender destas portas, então ter plena consciência da sua eficácia poderá evitar situações ainda mais complicadas em uma emergência, evitando quaisquer falhas no seu uso para salvar a vida de todos os presentes.

Postagem criada em: 25/08/2021 - 16:45


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.