Tudo sobre as portas corta fogo:

As portas corta fogo são amplamente utilizadas em portas para saída de emergência e rotas de fuga porque são fundamentais para impedir ou retardar ao máximo a ação das chamas, a fumaça e o calor pelo local, facilitando ao máximo a evacuação dos presentes.

Essas portas possuem quatro classificações diferentes, de acordo com o seu nível de resistência ao fogo, são elas:

  • P-30: quando possui tempo de resistência mínima de 30 minutos;
  • P-60: quando possui tempo de resistência mínima de 60 minutos;
  • P-90:  quando possui tempo de resistência mínima de 90 minutos; e
  • P-120: quando possui tempo de resistência mínima de 120 minutos.

Contudo, vale destacar que as  portas P-60 somente são instaladas em locais que são compartimentados, ou seja, onde há uma sequência de duas portas corta fogo formando um hall que antecede o acesso ao local principal.

Este modelo de arquitetura é mais comumente visto em edifícios e construções antigas, mas como o modelo P-60 possui o valor semelhante ao da P-90, muitos engenheiros e arquitetos atualmente optam por portas P-90 em seus projetos e adequações.

Vale destacar que essas portas podem ser simples, com dimensões entre 80cm e 120cm de largura, ou duplas, com 120cm a 220cm de largura, com eixo vertical. Além de serem feitas em aço galvanizado inox ou acabamento amadeirado, há, também, o modelo de vidro, um modelo muito utilizado pelo seu grande apelo visual.

Por fim, elas devem possuir, obrigatoriamente, algum dispositivo que realize o seu fechamento de maneira totalmente automática e, no uso em saídas emergenciais, possuir barras antipânico para facilitar o destravamento da porta.

Postagem criada em: 27/08/2021 - 08:22


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.