Sinalize as rotas de fuga corretamente!

Quando vamos ao shopping, supermercado, cinema, teatros e muito mais, vemos placas indicando saídas de emergência, localização do sistema hidráulico, extintores, rotas de fuga e, atualmente, podemos ver até mesmo placas indicando a obrigatoriedade do uso de máscaras, em razão do Covid-19.

Focando nas placas de segurança, regidas pela norma regulamentadora ABNT NBR 13434 que diz respeito às placas de sinalização, essas placas possuem símbolos, dimensões e cores padronizadas para que todos possam compreender facilmente as informações contidas ali a respeito das rotas de fuga e combate de incêndio.

De modo geral, essas placas podem ter 5cm ou mais de largura, dependendo do local e da necessidade, assim como seu comprimento pode variar entre 40cm, 60cm, 80cm ou outras dimensões também de acordo com a necessidade. Os pictogramas devem possuir as dimensões definidas no projeto predial original, sendo 15cm x 15cm e para a indicação dos andares nas escadas, dimensões de 20cm x 20 cm.

Já a respeito das cores, as placas podem possuir cores verdes, vermelhas, amarelas e azuis. Muito comumente, podemos encontrar as placas que indicam rotas de fuga e saídas de emergência na cor verde e as placas de segurança e avisos nas cor vermelha ou amarela, por exemplo.

Vale ressaltar que algumas placas devem, obrigatoriamente, ter acabamento fotoluminescente, como no caso das placas de rota de fuga, para que possam ter alta capacidade de radiação luminosa. Algumas podem iluminar por até 12 horas.

Por fim, há, também, a altura ideal e regulamentada para a fixação dessas placas, sendo 1,30m do chão para informativos administrativos e 1,80m do chão para placas ou pictogramas em portas, paredes ou divisórias piso-teto.

Postagem criada em: 24/08/2021 - 11:09


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.