As portas emergenciais merecem atenção mensal:

Ambientes com um grande fluxo de pessoas devem sempre contar com uma saída facilitada para a rápida evacuação de todos em uma emergência de incêndio. Além disso, muitas vezes, engenheiros e arquitetos optam pelo uso de portas corta fogo para essas saídas, devido a sua grande eficiência no combate às chamas.

Contudo, com o uso dessas portas nas saídas de uso geral, essas portas devem passar por vistorias periódicas para garantir que proporcionem a vedação esperada em uma situação de pânico e não deixe que as chamas e a fumaça tóxica se propaguem por todo o local.

Segundo a Norma do Corpo de Bombeiros, é recomendado que a manutenção de portas corta fogo em igrejas, por exemplo, aconteça de forma mensal para uma inspeção completa de todo o sistema de fechamento automático das portas, afinal, é fundamental que os seus dispositivos de fechamento estejam em plenas condições de uso. 

De modo geral, essas vistorias são para a regulagem de todas as molas e dobradiças, limpeza de todos os componentes e lubrificação de todas as partes móveis da porta, garantindo que tanto a abertura quanto o fechamento das portas emergenciais aconteçam sem maiores complicações. 

Nunca sabemos quando iremos precisar utilizar o sistema de combate de incêndio, por isso, prevenir quaisquer danos é muito melhor do que negligenciá-los e ter situações muito mais críticas em uma emergência. 

Por fim, contar com profissionais especializados para a realização dessas manutenções também se faz de grande importância para garantir que todos os procedimentos sejam realizados de acordo com todas as normas regulamentadoras de segurança exigíveis e proporcione a segurança esperada. 

Postagem criada em: 31/08/2021 - 16:46


Sobre a categoria dessa página Manutenção: Conheça um pouco mais sobre os serviços de manutenção oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.