Saiba sobre o desenvolvimento de produção

A obtenção ex-tarifário consiste na redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital e de informática e telecomunicação, assim grafados na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC), quando não houver a produção nacional equivalente, ou seja, representa uma redução no custo do investimento.

A importância desse regime consiste em três pontos fundamentais:

• Viabiliza aumento de investimentos em bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT) que não possuam produção equivalente no Brasil;

• Possibilita aumento da inovação por parte de empresas de diferentes segmentos da economia, com a incorporação de novas tecnologias inexistentes no Brasil, com reflexos na produtividade e competitividade do setor produtivo – conforme preconizado nas diretrizes da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior vigente;

• Produz um efeito multiplicador de emprego e renda sobre segmentos diferenciados da economia nacional.

Esse regime favorece a importação de máquinas e equipamentos, inclusive  eletrônicos, ajudando uma empresa a adquirir componentes que vão aperfeiçoar a fabricação de seus serviços e as rotinas operacionais.

Do mesmo jeito, uma instituição que deseja importar soluções completas, modernas e totalmente inovadoras para revenda no mercado brasileiro e externo  também se enquadram nesse programa.

No entanto, fique atento: itens usados estão fora desse regime, consentindo apenas a compra de novos para deferimento da redução fiscal.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise a fundo por empresas e profissionais especializados que fornecerão todo o suporte necessário, com a presteza e atenção, de forma mais prática e completa a sua necessidade.

Postagem criada em: 05/10/2021 - 12:06


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.