Saiba como resolver as etapas burocráticas

A empresa de despacho aduaneiro SP deve fornecer profissionais qualificados para receber poderes, através de uma procuração ou contrato para atuar em nome do cliente, importador ou exportador, no processo de desembaraço da mercadoria.

De forma resumida, este profissional irá atuar como representante do cliente frente a diversos órgãos que se fazem presentes durante a operação logística como a RFB, ANVISA, MAPA, Autoridade Portuária, INFRAERO, IBAMA e INMETRO. E ainda, bancos, portos e empresas de logística, dentre outros.

Uma das principais atividades que cabem ao despachante aduaneiro é a elaboração ou auxílio ao importador ou exportador na elaboração da DI (Declaração de Importação) e o registro dela no Siscomex.Dentro da formulação da DI, o despachante aduaneiro pode ajudar a empresa a definir a destinação correta das mercadorias, bem como, qual o regime tributário mais adequado para determinada operação.

Ao elaborar esta declaração juntamente com o cliente e registrá-la, ela é apresentada à Receita Federal. Caso as informações sejam verídicas, a saída ou entrega das mercadorias são autorizadas e é neste momento que acontece o desembaraço aduaneiro. Ou seja, quando a Receita Federal libera um produto importado após fazer a verificação dos dados contidos na DI (Declaração de Importação).

É feito tanto nos processos de exportação ou importação. Na exportação, o objetivo é que a empresa tenha autorização para envio do produto a outro país.  Desta maneira, a alfândega verifica os dados que foram declarados pelo importador e o exportador e calcula os impostos devidos.

Já no processo de importação, o objetivo é liberar a entrada da carga no Brasil. Com isso,  é feita a análise dos dados do importador, os documentos anexados e a legislação vigente.

Postagem criada em: 05/10/2021 - 10:17


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.