Redução temporária da alíquota de imposto

A importação ex tarifário consiste em estimular o investimento produtivo, com a redução temporária da alíquota do imposto de importação de mercadorias que não há produção no Brasil ou ela é insuficiente. Lembrando que, existem Ex-Tarifários para Imposto de Importação (II) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Dentre os seus diversos benefícios, podemos citar:

  •          Possibilita reduzir custos de investimentos;
  •          Moderniza o parque industrial;
  •          Melhora a infraestrutura de serviços;
  •          Estimula a evolução do mercado interno com a ampliação da oferta de empregos, entre outros.

Os itens de informática e telecomunicações abrangem diversas categorias de produtos, como computadores, sistemas de telecomunicações e também softwares. Tanto itens físicos quanto programas que não sejam produzidos em território nacional e que pertencem à Tecnologia da Informação podem ser incluídos no ex-tarifário. No entanto, os bens de capital são itens usados para produzir outras mercadorias, especialmente bens de consumo. Assim, os produtos auxiliares no processo de produção, como ferramentas, máquinas, equipamentos e outros itens usados na produção industrial, podem ser beneficiados pelo ex-tarifário.

Ou seja, diante dos fatores, podemos concluir que o regime de ex tarifário é de grande importância para a viabilização de projetos de crescimento, desenvolvimento e inovação tecnológicos, trazendo significativas vantagens à indústria através do aumento da competitividade de seus produtos, tanto no mercado nacional como internacional.

Diante de todos esses fatores, a indicação é que se pesquise a fundo por empresas e profissionais especializados que fornecerão todo o suporte necessário, com presteza e atenção, de forma mais prática e completa a sua necessidade.

Postagem criada em: 05/10/2021 - 11:54


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.