Como preparar documentos de base ao aduaneiro

Para providenciar documentos burocráticos, é preciso enfrentar diversos procedimentos fiscais, tributários, comerciais e logísticos. Por isso, se faz necessário a contratação do despachante para comércio exterior.

Em geral, é um procedimento fiscal requerido pelo exportador para desembaraçar sua mercadoria no exterior. Para dar início, já é preciso ter o Registro de Exportação deferido. Sendo assim, o profissional que atua nesse meio deve dominar assuntos, como regimes tributários e tratamentos administrativos, o que dificulta a realização desse procedimento para muitas empresas.

São diversas as suas atividades. Entre elas podemos citar:

  • formular a Declaração Aduaneira, que apresenta a destinação das mercadorias transportadas, indicando o regime aduaneiro que deverá ser aplicado;
  • preparar e emitir os documentos que servem como base para a realização do despacho aduaneiro;
  • firmar termos de responsabilidade assumindo compromisso em manter a regularidade dos processos;
  • acompanhar as vistorias físicas das mercadorias, quando necessário.

Vale salientar ainda que o seu impacto vai além da liberação de cargas, de modo a se estender, também, à tomada de decisões empresariais, tendo em vista que é um dos profissionais mais ativos nas operações do ramo de comércio exterior.

Diante de todos esses fatores, procure por profissionais especializados para fornecer o suporte necessário a você, bem como informações completas e eficientes referente a este assunto. Vale lembrar que, estabelecer, desde o início, uma relação de transparência e comprometimento é um diferencial, pois assim, você garante que todos os prazos estipulados sejam cumpridos a risca. Pesquise bem e supere as suas expectativas com este amplo ramo.

Postagem criada em: 28/09/2021 - 20:15


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.