Como funciona a burocracia para importação?

Em geral, a emissão de documentos para importação é de suma importância. A burocracia e seus minuciosos detalhes, quando não seguidos, podem gerar uma dor de cabeça quando é hora de finalizar um processo de importação, mesmo que muitas delas sejam redundantes, como por exemplo: informar pesos.

De forma sucinta, o profissional responsável por este trabalho recebe a documentação do cliente e faz a conferência das informações que são pertinentes a cada processo, exigidas pela legislação brasileira.

Lembrando que, a solicitação das informações ao fornecedor é imprescindível, pois o não cumprimento poderá acarretar em multas ao importador, de modo que essas informações são importantes que precisam constar na Fatura Comercial, mas a Receita Federal do Brasil utiliza como base esse documento para o correto preenchimento da Declaração de Importação.

Algumas das informações que precisam constar nos referidos documentos são:

  •          Dados completos do importador e do fornecedor;
  •          Pesos líquido e bruto da mercadoria;
  •          Países de procedência;
  •          Aquisição e origem da mercadoria;
  •          Assinatura a punho, entre outros.

É importante que, antes de tomar qualquer decisão, preocupe-se em fazer uma análise dos documentos antes de iniciar um processo de desembaraço aduaneiro e solicite cópias dos documentos ao fornecedor para análise, antes da emissão do documento final.

Diante de todos esses fatores supracitados, a recomendação é que se pesquise a fundo por empresas especializadas no assunto para fornecer todo o suporte necessário, com presteza e atenção, bem como um atendimento personalizado a sua necessidade, de forma mais completa e eficiente. Por fim, verifique o custo benefício, pois, nem sempre pagar caro é sinônimo de qualidade.

Postagem criada em: 30/09/2021 - 09:50


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.