Como desembaraçar a mercadoria para o exterior?

O desembaraço aduaneiro de mercadorias é necessário para que a entrega da mercadoria seja concluída. No casos de exportações, o percurso até o desembaraço também é extenso, sendo preciso emitir registro de exportação, declaração de exportação, enviar a declaração do despacho e passar por conferência aduaneira. Em geral, as empresas responsáveis por tal, devem oferecer:

  •          atendimento nacional e internacional;
  •          captação dos documentos para transporte internacional;
  •          contratação para o carregamento das mercadorias.

Lembrando que, a empresa escolhida deve efetuar uma análise documental necessária, com levantamento de classificações de tributos e realização de cálculos das despesas do transporte. A empresa também se responsabiliza por apresentar uma declaração de importação e outros documentos para a Receita Federal.

A mercadoria para importação passa por diversas etapas, como o licenciamento obrigatório realizado por órgãos anuentes; o controle de carga feito pelo Siscomex; a disponibilidade de carga; o registro da DI, que é responsabilidade do depositário e o sistema de parametrização. Feito isto, após estes processos que o produto passa por uma análise fiscal, que demanda a recepção de documentos, a distribuição e a conferência aduaneira, de modo que  a mercadoria seja liberada para uma conferência aduaneira e pelo desembaraço aduaneiro adequado.

Diante de todos os fatores acima citados, a recomendação é que se pesquise por empresas e profissionais qualificados que vão fornecer as informações corretas e completas a sua necessidade, de forma mais rápida e eficiente. Além disso, estabeleça uma relação de transparência e comprometimento para que todos os prazos estipulados sejam cumpridos a risca. 

Postagem criada em: 28/09/2021 - 12:58


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.