A energia fotovoltaica é obtida pela conversão da luz solar em eletricidade por meio de uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. É um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente que pode ser produzida em instalações que vão desde pequenos geradores para autoconsumo até grandes centrais fotovoltaicas.

Para isso, utiliza-se um dispositivo semicondutor denominado célula fotovoltaica, que pode ser feito de silício monocristalino, policristalino ou amorfo, ou de outros materiais semicondutores de película fina.

Existem dois tipos de centrais fotovoltaicas: as que estão ligadas à rede e as que não estão. Dentro do primeiro, existem duas subclasses:

• Centrais fotovoltaicas: toda a energia produzida pelos painéis é alimentada na rede elétrica.

• Gerador com autoconsumo: parte da energia elétrica gerada é consumida pelo produtor (em uma residência, por exemplo) e o restante é descartado na rede. Além disso, o produtor retira da rede a energia necessária para atender às suas demandas quando a unidade não fornece o suficiente.

Essas instalações conectadas à rede têm três elementos básicos:

• Painéis fotovoltaicos: são grupos de células fotovoltaicas montadas entre camadas de silício que captam a radiação solar e transformam a luz (fótons) em energia elétrica (elétrons).

• Inversores: convertem a corrente elétrica contínua produzida pelos painéis em corrente alternada, própria para consumo.

• Transformadores: a corrente alternada gerada pelos inversores é de baixa tensão (380-800 V), portanto, um transformador é utilizado para elevá-la à média tensão (até 36 kV).

Instalações fora da rede operam de forma isolada e geralmente estão localizadas em locais remotos e em fazendas para atender às demandas de iluminação, fornecer suporte a telecomunicações e operar bombas em sistemas de irrigação. 

Postagem criada em: 18/11/2021 - 11:30


Sobre a categoria dessa página Energia e Tecnologia: Bem vindo ao TDBC, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Tecnologia.